quarta-feira, 21 de novembro de 2012


Personagem em busca de autora....

Pequeno prólogo
Hoje é uma data significativa em minha vida. Uma boa data para retomar este blog!! Apesar da disposição de escrever com assiduidade, acabei por deixar de lado este veículo de escrita e me dedicar a outros. Especialmente a dramaturgia, minha paixão mais recente.
No entanto, tendo em vista o processo da nova peça chamada " A Fogueira de Eva" e do novo livro em parceria minha amiga Edméia, senti que o blog seria um local interessante para reflexões e ligações entre estas várias facetas que me compõem neste momento.
Foi um compromisso começar nesta data e manter uma constância. A primeira parte já estou cumprindo e a segunda espero dar conta!!

Para Flora, a mulher inventada

Flora não existe! Será meu personagem neste blog, birrenta e teimosa que sou. Porque no teatro contemporâneo os personagens estão em desuso e quando existem não constumam ter nomes. O teatro pós moderno é parceiro da performance, que não tem a mesma pegada de antes também. Transformou-se. Tenho aprendido muita coisa boa com esta nova geração de dramaturgos, seja em cursos ou assistindo espetáculos. Engatinho na dramaturgia, ainda tateando em torno das regras e métodos para depois conseguir me soltar.
Minha primeira peça, "Sangue Seco", foi escrita numa só tacada. Sem nada saber de nada en relação a dramaturgia, escrevi um monólogo de tom confessional e a mulher em cena não tem nome. Sem querer acertei! Pelo menos nisto. No restante é um texto bom e uma dramaturgia de iniciante. Vou modificar.
Minha segunda peça está mais interessante e em processo criativo! São três personagens, três mulheres, e que têm nome! Não foi de birra, mas sim por experimentação. A peça vai falar de mulheres acusadas de bruxaria na São Paulo colonial. É baseada em documentos históricos, fatos reais.
Mas aqui neste blog é birra mesmo. Não sou eu e sou eu. Não é um personagem e é um personagem. Sabe que estas questões assim confusas, sem nexo, também estão em voga? Super "in"!! Bom pra mim, que me sinto confusa a maior parte do tempo. Já me livro de estar aqui pra dar conselhos.....quero mais brincar com as palavras e refletir em círculos amplos. Uma pedrinha caindo na água.
E tem Flora!! Esta mulher-personagem inventada agora e protagonista deste blog que nem é popular. Mas tudo bem, é preciso energia e empenho. Enfim...voltando...Ela, a personagem, vai ser um pouco de cada mulher que me é próxima e terá pitadas de muitas mulheres com as quais convivo ou não. Flora é de dentro e de fora.
Por enquanto, leiam a letra da música  "Flora" do Gilberto Gil.
Amanhã eu começo a falar sobre Flora, apresentar Flora minha personagem. 
Em alguma dimensão Flora vai existir!! Afinal existe ou não existe??  Claro que não existe....mas quem sabe em alguma dimensão...Hum!!! Canseira do ser e não ser...Só sei que amo Hamlet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário